Skip to content

Como as franquias funcionam?

As franquias funcionam como uma relação de interdependência entre marca e investidor.

Por isso, adquirir uma franquia é uma excelente opção para aqueles que desejam iniciar uma carreira no empreendedorismo com mais segurança, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Parece uma pergunta simples, mas você conhece o processo completo de como as franquias funcionam?

Primeiramente, toda franquia envolve uma empresa já existente e consolidada no mercado, conhecida como franqueadora.

Essa, permite que investidores vivam seus sonhos de serem empresas, administrando um negócio já consolidado – são os chamados franqueados.

O que é uma franquia?

Uma franquia é um acordo comercial entre duas partes, a franqueadora e o franqueado. Ou seja, as duas partes firmam um acordo, para que o franqueado possa operar um modelo de negócio com o nome da franqueadora.

Geralmente, a franqueadora é uma empresa com uma marca conhecida nacionalmente e que possui uma grande base de clientes fiéis.

Sendo assim, quando o acordo é assinado, o franqueado pode abrir seu negócio imediatamente e começar a operar com a base de clientes já existente, ao invés de começar do zero.

No mais, o franqueado recebe todo o suporte da franqueadora para o seu começo como empresário, chamado de Know-How. Em troca, o franqueado paga um valor já acordado entre as partes, que consiste em uma taxa de franquia anual, taxa de royalties e demais encargos aplicáveis.

O que é necessário para ser um franqueado?

Existem franquias de diversos valores, que vão de micro franquias até marcas que exigem um alto investimento inicial.

Sendo assim, antes de tudo o investidor precisa buscar informações sobre o ramo em que pretende atuar, sentir identificação e viabilidade no empreendimento.

Após a escolha da franquia ideal, o investidor deve mostrar seu compromisso com a visão da franqueadora.

Qual o papel da franqueadora?

Mais do que permitir que os franqueados operem sob sua marca, há uma serie de funções que a franqueadora desempenha.

Dentre as funções, está a de oferecer suporte de várias formas, como em questões de branding e treinamento. Quando se trata de gestão de recursos humanos, a franqueadora deve apenas fornecer orientações sobre as melhores práticas.

Por outro lado, o proprietário da franquia é um empresário independente e, dessa forma, tem liberdade para administrar a sua empresa sem precisar envolver a franqueadora – desde que a qualidade dos produtos e serviços não seja comprometida, claro.

Quais as responsabilidades do franqueado?

Além de pagar as taxas necessárias à franqueadora, o franqueado também deve administrar as atividades diárias da franquia.

No mais, existem outras responsabilidades que são impostas ao franqueado por meio do contrato de franquia, como por exemplo, manter os assuntos comerciais de forma confidencial.

Por fim, o franqueado tem a responsabilidade de cumprir todas as regras impostas pela franqueadora. Por isso é tão importante estudar bastante sobre a identificação e a viabilidade do empreendimento antes de tomar qualquer decisão.

Benefícios do Franchising

Franquias são modelos de negócios únicos. Isso porque, embora o franqueado possua sua autonomia, a franqueadora ainda exerce certo controle, conforme elaborado no contrato de franquia e no manual de operação.

No entanto, comprar uma franquia é uma maneira bem inteligente de se tornar proprietário de uma empresa, visto que, infelizmente, começar um negócio do zero no Brasil exige um alto investimento.

É necessário contar com os riscos de um novo negócio fracassar, pois além de precisar estabelecer no mercado uma reputação para a marca, você enfrenta vários outros desafios, como logística e gestão.

Por isso, um dos benefícios de se tornar franqueado é esse encurtamento de caminho, pois a empresa franqueadora já está consolidada, ou seja, já passou pela prova de mercado e está totalmente estruturada para o sucesso.

Para conhecer mais sobre a RZD, visite nosso site e nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.

Quer entender mais como nasceu a RZD? Leia nosso blog!