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Franchising: Empreendedorismo e Expansão de Negócios em Ano Eleitoral

Franchising é um tema frequente em mentes empreendedoras. Mas será que é seguro empreender ou expandir os negócios em um ano eleitoral?

No blog de hoje, trouxemos uma transcrição do podcast RZD Talks #8, no qual foi abordado assuntos sobre Franchising e investimentos por meio de uma conversa esclarecedora e muito importante com Dr. Marcelo Poli (Advogado, Fundador e CEO da RZD) e Rodrigo Ramiro (Diretor de Operações da RZD).

O podcast está disponível em nosso canal de Youtube, para assisti-lo, clique aqui!

Medos, preocupações, possíveis cenários e planejamentos para 2023… entenda a linha de raciocínio de duas mentes brilhantes sobre esse assunto tão pouco discutido, mas tão presente na cabeça dos empreendedores. Acompanhe:

Podcast RZD Talks – Empreendedorismo e Expansão de Negócios em Ano Eleitoral

Rodrigo: Marcelo, já passamos por diversas eleições e sabemos que o ano eleitoral carrega sentimentos como medos e ansiedades.
A tomada de decisão do empreendedor, conforme se aproxima da eleição, fica mais emotiva do que racional.

Por exemplo, nós usamos sempre as respostas como “vou ver depois”, “deixa passar as eleições primeiro”, “depois eu faço isso”, “deixa eu ver como será”… então esse é um medo muito comum em anos de eleição, como nós já vimos aqui na RZD anteriormente.

Porém pessoal, por mais que já tenhamos passado por isso, já tenhamos uma vivência muito boa, todo ano eleitoral (o medo) se repete. Agora, como nós podemos tirar um pouco as emoções, os sentimentos na tomada de decisão dos empreendedores, deixando-os mais racionais?

A ABF, trimestralmente, apresenta relatórios e eu sei que o último relatório do trimestre, que foi o primeiro semestre do ano completo, trouxe números bem expressivos, certo?

Dr. Marcelo Poli: Sim Rodrigo. São bem interessantes os números que a ABF publicou, não apenas com relação ao crescimento do PIB, mas também com relação ao crescimento de redes e unidades franqueadas.

Rodrigo, para você ter uma noção, no primeiro semestre deste ano, o Brasil teve um crescimento de 2,5% no PIB, ou seja, chegamos a quase R$2,5 trilhões.

Rodrigo: Esse é o reflexo da economia de uma forma geral, pessoal, não estamos falando somente do Franchising. O Franchising sim, apresentou crescimento constante em diversos indicadores, como números de redes… o que mais?

Dr. Marcelo Poli: Rodrigo, tivemos 4 mil novas franquias comercializadas neste primeiro semestre – um número realmente bastante expressivo! E chegamos a quase 180 mil unidades franqueadas, com base nas que estão afiliadas a ABF, porque se você considerar redes que não estão afiliadas, esse número pode, quem sabe, dobrar?

Então, realmente o Franchising tem sido para o investidor, um canal seguro para investir e crescer, Rodrigo.

Rodrigo: Só relembrando um pouquinho daquele cenário económico de 2015, que teve uma turbulência – mesmo naqueles anos, o Franchising apresentou crescimento.

Além de ter apresentado crescimento, o Franchising foi uma das molas precursoras da economia naquele período. Então além de se manter, ainda apresentou crescimento.

O Franchising é muito mutável, no sentido de passar por evolução e permanecer sólido, trazendo segurança tanto para quem quer investir – ou seja, comprar uma franquia, como para quem quer usar o Franchising como modelo de expansão – ou seja, criar a sua franquia e expandir sua rede.

Dr. Marcelo Poli: Rodrigo, como um complemento disso, eu digo também que no final do ano de 2019, houve a publicação da nova lei de franquia. Essa nova lei de franquia equiparou franqueador e franqueado, trazendo mais segurança jurídica e empresarial para o franqueador e para o franqueado. Deste modo, o Franchising se tornou, sem dúvida alguma Rodrigo, o melhor e mais seguro canal para você investir e crescer.

Rodrigo: Ótimo!

Pessoal, um outro ponto importante é quando falamos de criação de redes de franquia e formatação de uma franquia, porque estamos falando de um projeto. Um projeto que, em média, para uma formatação séria, bem feita e bem estruturada, leva em torno de 6 meses.

Então hoje, se você é empresário e deseja criar a franquia do seu negócio, estamos falando que daqui a 5 ou 6 meses você começará sua expansão.

O que eu quero dizer, né Marcelo, é que agora, a pessoa já está pensando em 2023. Então se você quer em 2023 já ter expansão, ou seja, já partir para a venda de unidades, a sua tomada de decisão tem que ser agora, e não apenas em 2023 você começar a procurar soluções e empresas para pensar na formatação do negócio, porque você vai expandir, provavelmente, no final de 2023, se você começar em 2023.

Estamos vivendo em situações bem polarizadas, então tirando toda essa parte política, esquecendo isso, vamos partir do princípio que um negócio tem um planejamento, ou seja, depende de um planejamento.

Como está o seu planejamento e o da sua empresa para 2023? Você é aquela pessoa que em 2023 faz o planejamento para o mesmo ano ou você faz o planejamento em 2022 e executa em 2023?

Pode parecer um pouco óbvio, mas tem muitos empresários, né Marcelo, que fazem o planejamento do ano quando começa o ano, e não no ano anterior.

Acho que um outro ponto, Marcelo, interessante para colocar para as pessoas é “agora é o melhor momento para eu formatar minha franquia?”
Vamos dar duas respostas, eu vou falar de aspectos da operação e o Marcelo vai falar de aspectos do mercado, ok?

Dr. Marcelo Poli: Combinado!

Rodrigo: Pessoal, o melhor momento… se você pensar “ah, eu vou esperar passar as eleições” ou “eu vou ver o que será”, qual é a resposta que você esperará? Você tem realmente uma decisão clara de “olha, se acontecer isso, eu vou dar tal passo e vou tomar tal atitude” ou você simplesmente está dando essa resposta de esperar por questão de medo?

O mercado, Marcelo, é feito por competidores. Então a partir do momento que você se retrai, alguém pode ir lá e fazer na sua frente.

E esse “fazer na sua frente”, muitas vezes vai trazer uma barreira, ou seja, a pessoa perde o potencial de lançamento e de inovação.

Então se você é um empresário e tem essa retração, não digo que é ruim ou que é bom, digo para que você fique atento ao mercado e atento aos movimentos do seu concorrente local e de outras marcas que estão pensando em atuar… então isso é importante! Você quer se retrair nesse período (de eleição) ok, mas pensa que o mercado pode não se retrair e pode ser que outros empresários vejam esse momento de retração dos concorrentes como uma oportunidade de estar a frente.

Dr. Marcelo Poli: Exato Rodrigo.

E como complemento, veja que este período eleitoral diz muito sobre a volatilidade do mercado financeiro e isso pode postergar uma decisão por prudência do empresário.

Mas ao mesmo tempo que eu entendo que ele deve sim ser prudente, ele também deve ser ousado e verificar os números do cenário brasileiro atual.
Rodrigo, para você ter uma noção, no Brasil não está havendo uma oscilação financeira brusca, ou seja, o mercado está controlado.

Sendo assim, independente do governo que vir a assumir, e considerando que os dois principais que estão disputando a presidência já publicaram os seus planos de governo, não há uma imprevisibilidade para o mercado no ano que vem.
Então não há uma justificativa para ser tão seguro e retraído a ponto de postergar essa tomada de decisão.

O mercado está controlado, o PIB crescente, empregos crescente… O Brasil, Rodrigo, nunca tinha chego a 100 milhões de celetistas e nós chegamos neste número esse ano. O Brasil bateu 100 milhões de celetistas!

Então dessa forma, por que aguardar se eu tenho um bom negócio, minha empresa tem um bom faturamento, tenho meus processos todos devidamente regulares?

Vamos imaginar o seguinte, Rodrigo, eu tenho um diferencial com relação aos meus concorrentes, eu tenho requisito de novidade, então eu formatando agora, iniciando o processo de formatação, provavelmente entre janeiro e fevereiro do ano de 2023 eu já estarei vendendo franquias, enquanto aquele que resolveu esperar vai começar a partir do segundo semestre. Então ele perde um tempo que depois fica difícil de alcançar, porque se algum concorrente dele, Rodrigo, tomar essa decisão e ver esse números do Brasil atual, ele ficará certamente na frente e será difícil alcançá-lo Rodrigo.

Rodrigo: Velocidade de mercado é importante!

Dr. Marcelo Poli: É fundamental para os negócios, é fundamental para você sair na frente e ver o oceano limpo.

Rodrigo: Ótimo!

Pessoal, outra pergunta: o que a política vai impactar ou o que ela impacta no seu negócio?
Essa é uma reflexão importante que você tem que ter! Será que você está sendo emocional ou de fato racional?

Então para e pensa o que a política está impactando ou o que irá impactar no seu negócio. Se você tem faturamento, lucro líquido e sua operação funciona, eu não vejo muitos impactos acontecendo. Por que eu digo isso? São requisitos mínimos, se você vai expandir, duplicar, oferecer um modelo de negócio, tem que ser validado e que dê retorno financeiro.

Então a premissa é básica: não se formata, não se cria uma franquia, não se expande uma rede em que a operação própria não traz resultados financeiros e não gere lucros. Isso é requisito básico. Se a sua operação anda bem, fatura bem, alta margem de lucro ou uma margem de lucro compatível ao segmento, são requisitos chave.

E se você tem isso agora, independente de eleição, o que pode acontecer para cair seu faturamento? Qual oscilação de mercado pode te prejudicar?
Faça essa reflexão e veja se há possíveis impactos no seu negócio.

Dr. Marcelo Poli: E Rodrigo, veja bem, algo ainda mais duro foi a pandemia.

Vamos lembrar lá da pandemia, ainda não tínhamos noção do que era que estava chegando, não sabíamos se teria vacina ou não, e mesmo naquele período duro, muitas empresas investiram, contrataram a RZD para formatar e hoje estão crescendo.

Eles não retraíram e no meu entendimento, a Covid foi muito mais dura e imprevisível do que a própria eleição.

Rodrigo: Concordo!

Dr. Marcelo Poli: Por exemplo, em 2020 a RZD cresceu em formatação, em 2021 superou 2020 e em 2022 também já superou 2021. Então em anos de Covid, com total insegurança, seja na área da saúde, seja na área financeira, política, em tudo nós crescemos e quem investiu cresceu também, hoje está vendendo.

Imagine se a pessoa estava pensando em formatar e pensasse assim “vou aguardar acabar a pandemia para eu iniciar”, teria perdido aí 3 anos.
Então de fato, se você tem um negócio e ele está totalmente regular e possui processos, eu acho que não precisa aguardar, Rodrigo.

Rodrigo: Eu concordo.

Dr. Marcelo Poli: Tem realmente que investir. O Brasil é um país muito grande e o consumo está cada vez mais alto, então não há motivos.

Rodrigo: É um país que gera muita riqueza, oportunidades e o empreendedorismo, de fato, está na veia do brasileiro. O tanto de pessoas que querem virar a chave e ter seu próprio negócio, ou pessoas empresárias que desejam expandir a operação… então isso é muito fluido no mercado!

Dr. Marcelo Poli: Em complemento também, Rodrigo, (é importante) verificar o mercado imobiliário, quantos novos shoppings estão sendo construídos, quantas disposições estão sendo liberadas para atender essa grande demanda que estamos tendo.

Então eu vejo que, de fato, o empresário que tem um bom negócio deve sim investir e expandir para nível Brasil.

Rodrigo: Perfeito Marcelo.

Então, e aí, como está o seu 2023? Vai esperar finalizar o ano para começar seu planejamento ou você já vai entrar 2023 executando? Essa é a dica que eu deixo e prepare-se, porque daqui para frente, realmente os indicadores (mostram) que o Brasil vai ser uma grande potência, muito mais que outros países que já eram. Tem muitos indicadores prevendo isso.

Estamos sim passando por uma questão de juros e taxas um pouco mais altas que o comum, mas já estamos vendo indicadores que essas taxas, pelo menos no Brasil, já se estabilizaram e tendem a cair.

Então a economia do Brasil realmente é muito forte e você, empresário, precisa tirar um pouco das emoções na sua tomada de decisão e ser um pouco mais racional e estratégico, deixando o medo para quem realmente não está sendo estratégico. Você tem que deslumbrar o caminho, como o Marcelo comentou, que é um oceano de oportunidades.

Dr. Marcelo Poli: E a RZD, Rodrigo, está muito antenada também, então quando esse empresário pretende formatar a sua franquia, a RZD apresentará todos os cenários financeiros e também no sentido de subsidiar aquele empresário para que ele tome essa atitude de forma segura, para que o Franchising seja para ele realmente um sonho muito bom e não um pesadelo.

Então a RZD vai contribuir para toda essa segurança dele.

Rodrigo: Marcelo, mais alguma consideração ou pontuação que é importante?

Dr. Marcelo Poli: Rodrigo, eu acho que em cenários que possam ser um pouco obscuros, cabe muito ao empresário brasileiro ou ao empreendedor, encontrar oportunidades. Então aquele empresário que ainda não conhece o Franchising e quer conhecer um pouquinho, procure a RZD.

Que seja apenas para solucionar dúvidas, não necessariamente ele irá formatar, mas tenha conhecimento do Franchising, porque o Franchising é, Rodrigo, sem dúvidas, o melhor e mais seguro canal para você expandir e, principalmente, com capital de terceiros.

Uma boa gestão de franquias certamente trará grandes benefícios para o franqueador, para o franqueado e também, claro, para o cliente final na ponta, que estará consumindo um produto ou serviço de qualidade e padronizado.

Então essa é a minha dica: conheça o Franchising!

Rodrigo: Perfeito Marcelo!

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